
Olá amigos ! Iniciando a última fase do I Concurso de modelismo naval do Orkut: foram 3 meses de muitas trocas de experiências e idéias, sempre contando com a cordialidade e espírito participativos dos membros da nossa comunidade.
Para os que quiserem ler os posts, segue o link : http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=83136&tid=5495254039251592707
O primeiro kit finalizado foi o Arizona montado pelo nosso colega Kleber : kit da Hobbyboss, à escala 1/700 que me pareceu bem interessante, detalhado e que dada a beleza natural do navio, gera um belo modelo após montagem.
Acima uma visão geral no bichão : uma bela base imitando ferro fundido, hélices em cobre natural, pintura seguindo o padrão final do infeliz navio.
Observamos que em termos de cores nosso colega seguiu bem as orientações do manual e as respectivas tonalidades do casco abaixo e acima da linha d'agua, bem como a pintura branca da ponte de comando e do posto de controle de tiro. Também se preocupou em colocar linhas para imitar os cabos e antenas do navio. Esses cabos poderiam ter levado um pouco de tinta escura, ficaram claros demais, além de um efeito de curvatura devido ao 'peso' do original. A flag jack da proa tb merecia um pouco mais de cuidade pois a face interna branca ficou aparecendo.
Aqui vemos mais uns detalhes dos cabos, do efeito de sujeira no tombadilho. Pintura em amarelo dos escaleres e barcos de salvamento (que achei meio carregados no amarelo), de duas torres de tiro com detalhe do modelista ter incluído os foles dos canhões.
A impressão geral que temos é que o modelista sabe tudo o que tem fazer, quais detalhes acrescentar. A colocação dos PE das amuradas é um ponto muito positivo.
Entretando existem pontos que precisamos destacar e considero a pintura o principal deles : está muito grossa, principalmente do convés, a ponto de cobrir detalhes. Independente se for de pincel ou aerógrafo a finura da pintura é essencial especialmente em barcos devido à escala. Uma pincelada mal dada gera um destaque muito mais perceptível em um navio do quem em avião 1/72. A pintura de navio pode estar gasta, suja, enferrujada mas nunca grossa.
Na pintura da meia-nau é que a coisa pegou : a quantidade de tinta foi tão grande que gerou efeito de capilaridade nos detalhes, a tinta subiu, escondendo as junções.

Como os as amuradas já estavam coladas não dava mais para colocar na soda caústica para recomeçar o trabalho de pintura. O PE normalmente é a ultima coisa que se coloca em um kit. Eu normalmente pinto à parte e depois que adiciono ao modelo.
Na foto abaixo mais um pouco do dito : boa preocupação com os detalhes do convés, correntes das âncora em destaque, mas a tinta do convés 'subindo' pelos detalhes. Mesmo com alguns efeitos de desgaste o tombadilho ficou com o efeito de cor chapada, pois o ideal é que algumas das pranchas fiquem em cores diferentes para dar o efeito de madeira (eu sei que isso é um saco, especialmente em 1/700, mas naval é para os fortes mesmo...).
Assim podemos dizer que para um iniciante em naval (lembrando que esse kit é em 1/700...) o Kleber acertou mais que errou e não tenho dúvida que se continuar no ramo, ainda irá nos presentear com belos modelos.
Marcelo Albuquerque - 31/10/2010 (dia em que o Brasil elegeu sua primeira presidente !)